Comissão Científica

Ana Rito

Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge

Ana Rito é Nutricionista licenciada pela FCNAUP,  Doutorada em Saúde Publica  (FIOCRUZ & Universidade Nova de Lisboa) e Mestre em Medical Sciences-Human Nutrition pela Universidade de Sheffield /UK,  possuindo formação avançada em "Metodologias de Investigação na Saúde" -Harvard School of Public Health/USA e 2 Post Docs em Obesidade Infantil  e Nutrição.

É Investigadora no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e Presidente da Direção do Centro de Investigação CEIDSS (www.ceidss.com). Desde 2007, é a investigadora principal do Childhood Obesity Surveillance Initiative - World Health Organization / Europe  (COSI) em Portugal e membro do seu Conselho Consultivo Europeu. Em 2016 liderou o processo do INSA como Centro Colaborativo de Nutrição e Obesidade Infantil da Organização Mundial da Saúde (OMS)/Europa, tendo sido em 2019, este redesignado.

 

De 2007 a 2010 foi vice-presidente da Plataforma contra a Obesidade da Direção Geral da Saúde. Na Direção do CEIDSS desde 2012, Ana Rito tem vindo a coordenar Programas Nacionais de abordagem de obesidade infantil  de âmbito municipal como o premiado  POZ, o programa (continuo)  MUN-SI e como principal parceiro da ARS Lisboa e Vale do Tejo  no Eat Mediterranean (financiado pelas EEA Grants).  Neste âmbito já acolheu mais de 40 Estagiários à Ordem dos Nutricionistas, bem como outros profissionais nacionais e internacionais já que  a maioria destes programas estão inseridos em projetos da União Europeia como o  projeto  OPEN e o CO-CREATE do  Horizonte 2020, tendo trabalhado até agora com 16 municipios portugueses e  desenvolvido colaboração científica  com mais de 30 instituições internacionais

 

Foi ainda docente e posteriormente Coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição da Universidade Atlântica (2005-2014) tendo colaborado como docente e/ou Investigadora ou consultora em outras Universidades em nível nacional (Universidade de Lisboa e Universidade Lusófona) e internacional (Metropol University, Copenhagen Business School e World Health Organization).

É igualmente Membro em várias Redes Europeias  como a "European Network on Reducing marketing pressure on children" e o Nutrition Group  da EASO, tendo representado Portugal  em varias Comitivas Europeias e da OMS. Foi presidente da Conferência Internacional da Obesidade Infantil (CIOI 2005,2011 e 2017), contando já com inúmeras publicações científicas e várias centenas de comunicações orais.