Submissão de Resumos

Submissão de Resumos

Regulamento para Submissão de Resumos

A submissão de resumos para serem apresentados como comunicação oral ou póster no XXI Congresso de Nutrição e Alimentação deve reger-se pelo disposto neste Regulamento. O não cumprimento das indicações especificadas poderá implicar a exclusão do resumo para avaliação.

  1. A submissão dos resumos para comunicação oral ou póster deve ser realizada através do modelo disponibilizado e inserido no formulário disponíveis no site do Congresso.
  2. Não serão considerados válidos os resumos enviados por correio, correio eletrónico ou por outro meio de envio.
  3. Os resumos devem ser fruto de trabalhos de investigação científica já concluídos. Deste modo, os resumos que contenham apenas intenção de realização ou que não apresentem resultados não serão incluídos.
  4. Os resumos submetidos para apreciação têm de ser provenientes de projetos de investigação originais, ou seja, trabalhos de revisão sistemática, meta-análise ou revisão narrativa não serão considerados. Os resumos submetidos não podem ter sido apresentados em outros eventos científicos.
  5. O autor responsável pela apresentação da comunicação oral ou póster deve estar inscrito no Congresso até à data de 30 de abril de 2022, sob pena de não o poder apresentar.
  6. Os resumos serão avaliados pela Comissão Científica do Congresso, a qual é isenta e livre de conflitos de interesses.
  7. Cada autor pode apresentar até um total de 3 comunicações orais ou pósteres, por cada inscrição no Congresso.
  8. Os resumos podem ser submetidos em dois idiomas: português ou inglês.
  9. Os resumos não poderão ser alterados, após a submissão no website do Congresso.
  10. Os autores terão conhecimento do resultado da avaliação do seu resumo a partir de correio eletrónico. Nesta comunicação, também será referido o modo de apresentação do resumo: comunicação oral ou póster digital, bem como as respetivas normas de apresentação de cada formato.
  11. A apresentação das comunicações orais pode ser feita em português ou inglês, presencialmente nos dias em que decorrerá o Congresso.
  12. Os pósteres devem estar escritos em português ou em inglês e a sua apresentação pode ser feita em inglês ou em português. As apresentações dos pósteres irão decorrer em formato online, em direto, através da plataforma Zoom, nos dias pré-Congresso (de 23 a 25 de maio de 2022), com acesso livre a todos os inscritos no Congresso, em horários a definir. As sessões serão gravadas e disponibilizadas posteriormente, no website do Congresso, de forma reservada, a todos os inscritos no evento.
  13. Os autores deverão assumir possíveis conflitos de interesse na realização dos seus trabalhos.
  14. Os autores dos resumos de trabalhos aceites para serem apresentados no Congresso, no formato de comunicação oral ou póster, consentem que a Organização do Congresso publique e distribua por meio físico, eletrónico ou outro o conteúdo dos resumos e apresentações.
  15. Os resumos das comunicações orais e pósteres apresentados no Congresso serão publicados na Acta Portuguesa de Nutrição, na edição lançada imediatamente a seguir ao Congresso.
  16. O autor que realiza a apresentação do trabalho e/ou estabelece contacto com a equipa de gestão de resumos é responsável por atualizar e encaminhar toda a informação, bem como o certificado aos restantes autores do trabalho.
  17. As comunicações orais e os pósteres serão alvo de avaliação e os três melhores trabalhos de cada categoria serão distinguidos com prémios.
 
Instruções para a redação de resumos:

 a) Autores:
  1. Apresentar nome e sobrenome ou nome profissional de cada autor;
  2. Colocar o nome do autor que realiza a apresentação do trabalho a sublinhado.

    Exemplo*: 

Mariane Helen de Oliveira1; Joana Araújo2,3,4; Elisabete Ramos2,3,4; Wolney Lisboa Conde

b) Instituições:

  1. Numerar cada instituição para a qual os autores trabalham ou colaboram. Devem ser numeradas junto ao nome e com o número superior à linha.
  2. Dispor o nome completo da instituição, evitando uso de sigla

         Exemplo*: 

Mariane Helen de Oliveira1; Joana Araújo2,3,4; Elisabete Ramos2,3,4; Wolney Lisboa Conde1
1 Nutrition Department – School of Public Health, University of São Paulo
2 Epidemiology Research Unit - Institute of Public Health, University of Porto
3 Laboratory for Integrative and Translational Research in Population Health
4 Department of Public Health and Forensic Sciences, and Medical Education - Faculty of Medicine of the University of Porto

 

(poderá encontrar outros exemplos na Acta Portuguesa de Nutrição, edição nº 26)

c) Requisitos:

  1. Estrutura: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Conclusões
  2. Limite de palavras: 300
  3. Tipo de letra: Calibri
  4. Tamanho: título (a negrito e em maiúsculas) = 11; corpo do texto = 11;
  5. Alinhamento: justificado
  6. Espaçamento: 1,5
  7. Formato A4, Orientação Vertical, Margens: superior e inferior = 2,5 cm; esquerda e direita = 3 cm
  8. Tabelas: uma tabela simples, dentro do espaço designado para o resumo e referenciada no resumo. O título da tabela deve ser breve, claro e conciso face ao propósito da mesma. A legenda da tabela também deverá ser apresentada a calibri 11.
  9. Referências bibliográficas: Não devem ser incluídas nos resumos.

 

*Exemplo retirado do 1º vencedor de Comunicação Oral no XX Congresso de Nutrição e Alimentação.  

 

 
Exemplo Final (retirado da Acta Portuguesa de Nutrição, edição nº 26):
 

A NEW HEIGHT-FOR-AGE GROWTH REFERENCE AND ITS EFFICIENCY IN THE CLASSIFICATION OF THE NUTRITIONAL STATUS OF MULTI-ETHNIC CHILDREN AND ADOLESCENTS

Mariane Helen de Oliveira1; Joana Araújo2,3,4; Elisabete Ramos2,3,4; Wolney Lisboa Conde1
1 Nutrition Department – School of Public Health, University of São Paulo
2 Epidemiology Research Unit - Institute of Public Health, University of Porto
3 Laboratory for Integrative and Translational Research in Population Health
4 Department of Public Health and Forensic Sciences, and Medical Education - Faculty of Medicine of the University of Porto 

INTRODUCTION: The height-for-age growth reference shows the linear growth trajectory, which is the best overall indicator of children's wellbeing and a crucial tool to detect nutritional risks. The CDC and the WHO have proposed international height-for-age growth references. However, several countries have found divergences when comparing their population growth parameters to these international references.

AIMS: To develop a new height-for-age growth reference (MULT growth reference) based on longitudinal data of multi-ethnic populations and to compare its efficiency with international growth references.

METHODOLOGY: MULT growth reference was developed through the Cole’s LMS method and GAMLSS. It was constructed based on 15,292 measurements of 2,611 subjects that represents the richest quintile of the longitudinal studies: Young Lives (Ethiopia, India, Peru, Vietnam) Millennium Cohort Study (United Kingdom),  Adolescent Nutritional Assessment Longitudinal Study Cohort (Brazil), and Epidemiological Health Investigation of Teenagers in Porto (Portugal). For the comparison analysis, we used 91,063 data from 17,641 subjects from all the surveys. The M and S curves of the WHO, CDC and MULT growth references were described and the Lin's concordance correlation coefficient (CCC) was applied to verify the agreement among the height-for-age z-scores.

RESULTS: The MULT growth reference showed taller boys between the ages 5-14y and 16.5-20y and taller girls between the ages 5-12y and 15-20y when compared to CDC and WHO growth references. The age group from 2-5y presented the closest stunting prevalence across the growth references, ranging from 7.07% to 7.97% and there was an almost perfect agreement between WHO and MULT (CCC>0.99) for this age group.

CONCLUSION: MULT growth reference presented a taller population, indicating a secular trend in height. It presented a higher agreement with WHO growth reference, especially for children under 5y, indicating that MULT growth reference could be an option to assess nutritional status of multi-ethnic children and adolescents.