Filomena Gomes

NOVA Medical School - Universidade NOVA de Lisboa | New York Academy of Sciences

A Professora Filomena Gomes licenciou-se em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, em 2008, e desde então reúne várias experiências profissionais obtidas em 5 países. O início da sua carreira internacional deu-se durante o quinto ano da licenciatura, onde completou um estágio em San José, na Califórnia. Assim que terminou a licenciatura, começou a sua atividade profissional em Portugal, maioritariamente como nutricionista clínica. Um ano depois, foi selecionada entre mais de 10000 candidatos para o estágio oficial da Comissão Europeia, em Bruxelas, onde trabalhou com legislação alimentar (alegações nutricionais e de saúde), e em 2010 mudou-se para Londres, onde iniciou o Doutoramento em Ciências da Nutrição, no King´s College London. Conduziu vários estudos para determinar a associação entre o estado nutricional e os desfechos clínicos no pós-AVC, e também colaborou no desenvolvimento de guidelines nacionais sobre o suporte nutricional nesta patologia e recomendações nutricionais para a prevenção secundária de AVCs. No final do Doutoramento, teve a oportunidade de trabalhar como nutricionista clínica da Unidade de AVCs do St. Thomas´ Hospital, em Londres, e posteriormente, como nutricionista investigadora num projeto sobre desnutrição em idosos na comunidade, ainda no mesmo hospital.
Em 2015, juntamente com a sua família transferiu-se para Zurique, e criou dois empregos, em duas cidades diferentes (Aarau e Vitznau). Num emprego desenvolveu um novo Serviço de Nutrição numa clínica de reabilitação para doenças neurológicas, com o intuito de melhorar o estado nutricional dos doentes para maximizar o seu potencial de reabilitação, e criou várias oportunidades de investigação. No segundo, integrou uma equipa de investigação de um hospital onde teve a oportunidade de colaborar em ensaios clínicos randomizados sobre desnutrição em contexto hospitalar (EFFORT), conceptualizou e coordenou o desenvolvimento das “ESPEN guidelines on nutritional support for polymorbid internal medicine patients”, e ainda integrou o guideline development group das ESPEN guideline clinical nutrition in neurology
Em 2018 mudou-se para Nova Iorque, onde iniciou funções em nutrição internacional. Enquanto “Program Manager” na New York Academy of Sciences a Filomena faz a gestão de várias iniciativas do Programa de Ciências da Nutrição desta instituição, muitas das quais visam combater problemas nutricionais nos países em desenvolvimento (por exemplo, programas de prevenção e controlo da deficiência global de tiamina ou de cálcio, e suplementação com múltiplos micronutrientes em grávidas), em colaboração com organizações internacionas e financiamento da Bill & Melinda Gates Foundation, The Children's Investment Fund Foundation, etc.
Em 2021 regressou a Portugal, onde inicou o cargo de Professora Auxiliar Convidada na NOVA Medical School e é regente da Unidade Curricular de Nutrição Artificial, mantendo a colaboração técnica com a New York Academy of Sciences.
É autora de mais de 50 artigos publicados em revistas científicas internacionais e de capítulo de livros (https://www.researchgate.net/profile/Filomena-Gomes-2).