Isabel Estrada Carvalhais

Eurodeputada

Professora Associada da Universidade do Minho, onde tem lecionado nas áreas da Ciência Política e das Relações Internacionais.
Membro integrado do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) da mesma universidade. Doutorada em Sociologia pela University of Warwick (Reino Unido), mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra e licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho.
O seu trabalho de investigação situa-se na interseção entre a Política e a Sociologia, concentrando-se principalmente nos Estudos de Cidadania. Tem escrito sobre a inclusão política de imigrantes em Portugal, sobre as estruturas de oportunidades políticas e formas de manifestação política dos imigrantes e cidadãos de origem migrante. É autora e editora de livros, autora e co-autora de diversos capítulos de livros, relatórios e artigos científicos.
Integra como membro várias organizações internacionais e nacionais no âmbito da Sociologia e Ciência Politica entre as quais: Research Committees em Sociologia Política; Política e Etnicidade; Direitos Humanos; Qualidade da Democracia, da IPSA (International Political Science Association); Research Committees em Sociologia Política; Sociologia das Migrações, da ISA (International Sociological Association); Associação Portuguesa de Ciência Política; APS – Associação Portuguesa de Sociologia, ECPR – European Consortium for Political Research (Membro dos Standing Groups: Cidadania; Migração e Etnicidade; Southern European Politics; Sociologia Política; Extremismo e Democracia); e da EPSA– European Political Science Association.
Encontra-se atualmente (2019-2024) como Deputada ao Parlamento Europeu pelo Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas. É membro efetivo da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, da Comissão das Pescas, da Comissão de Inquérito sobre a Proteção dos Animais durante o Transporte na União Europeia, e da Delegação para as Relações com os Estados Unidos. É ainda membro suplente da Comissão de Desenvolvimento Regional, da Delegação para as Relações com o Canadá e da Delegação à Assembleia Parlamentar Paritária EU-ACP.